A resposta direta

Se a faculdade se recusa a entregar documento escolar por causa de mensalidade atrasada, a lei proíbe isso expressamente. O art. 6º da Lei nº 9.870/1999 diz que “são proibidas a suspensão de provas escolares, a retenção de documentos escolares ou a aplicação de quaisquer outras penalidades pedagógicas por motivo de inadimplemento”. A dívida existe e pode ser cobrada; o que a faculdade não pode é usar o seu diploma, o seu histórico ou a sua transferência como refém.

Mas a mesma lei dá à faculdade outra arma, e é ela que decide quase todos os casos. O art. 5º diz que os alunos já matriculados, “salvo quando inadimplentes”, têm direito à renovação da matrícula. Ou seja: a faculdade pode recusar a rematrícula de quem deve, mas não pode segurar o documento de quem já estudou. Antes de qualquer tese, a pergunta é o que exatamente a faculdade está negando.

⚠️ O relógio já está correndo

O mandado de segurança tem prazo de 120 dias contados da ciência do ato — art. 23 da Lei nº 12.016/2009. Nesse caso, o ato é a recusa da faculdade, e por isso ela precisa estar por escrito: sem recusa documentada, a prova fica frágil e a data de partida, incerta. O prazo é decadencial e não se reabre.

O que a lei escreveu

Os dispositivos que importam estão em dois artigos da Lei nº 9.870/1999, que trata do valor das anuidades e semestralidades do ensino pré-escolar, fundamental, médio e superior:

  • Art. 5º — “Os alunos já matriculados, salvo quando inadimplentes, terão direito à renovação das matrículas, observado o calendário escolar da instituição, o regimento da escola ou cláusula contratual.”
  • Art. 6º, caput — proíbe a suspensão de provas escolares, a retenção de documentos escolares e quaisquer outras penalidades pedagógicas por motivo de inadimplemento.
  • Art. 6º, § 1º — “O desligamento do aluno por inadimplência somente poderá ocorrer ao final do ano letivo ou, no ensino superior, ao final do semestre letivo quando a instituição adotar o regime didático semestral.”
  • Art. 6º, § 2º — os estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior “deverão expedir, a qualquer tempo, os documentos de transferência de seus alunos, independentemente de sua adimplência ou da adoção de procedimentos legais de cobranças judiciais.”

A lei não lista quais são os “documentos escolares”. O diploma, o histórico e o certificado de conclusão são, na leitura natural, os documentos escolares por excelência. O art. 48 da LDB (Lei nº 9.394/1996) acrescenta que os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, têm validade nacional como prova da formação recebida. O diploma não é favor da instituição: é a documentação de um fato que já ocorreu.

Três pedidos que parecem o mesmo e não são

1. O documento. Diploma, histórico, certificado de conclusão, declaração, documento de transferência. É o terreno do art. 6º, e o § 2º é o mais direto: documento de transferência se expede a qualquer tempo, esteja o aluno em dia ou não. Aqui há caso a ser analisado.

2. A rematrícula. A faculdade se recusa a renovar a matrícula do semestre seguinte porque há mensalidade em aberto. É o terreno do art. 5º, e a lei ressalva expressamente o inadimplente. Em regra, não há caso de mandado de segurança — e dizer isso de saída é mais útil do que prometer o contrário.

3. A cobrança que condiciona o documento. A faculdade entrega o diploma se o aluno assinar uma confissão de dívida, um acordo ou pagar o saldo integral. É a mais comum e a mais discutível. O que o art. 6º proíbe é a retenção por motivo de inadimplemento; e o STJ examinou, no AREsp 3.060.415/MT (3ª Turma, rel. min. Moura Ribeiro, j. 23/03/2026, DJEN 30/03/2026), a confissão de dívida condicionada à expedição do diploma, reconhecendo a sua invalidade naquele caso. A discussão desse julgado, com o outro lado dele, está em Colação de grau antecipada.

A dívida continua existindo

Este é o ponto que costuma ser mal entendido. Receber o diploma não apaga a mensalidade. A lei separa duas coisas: o documento, que é seu, e o crédito, que é da faculdade. A instituição pode cobrar, negociar, não renovar matrícula e, ao final do semestre, desligar. O que ela não pode é misturar as duas contas, usando uma como alavanca da outra.

Por isso o mandado de segurança, neste caso, discute a entrega do documento, não a validade da dívida. Quem entra com ele para provar que não deve está na via errada; a dívida se discute em outra ação, com outras provas.

O outro lado, dito antes de você perguntar

Há julgado em sentido diverso: no AgInt no AREsp 2.498.088/RO (3ª Turma, rel. min. Humberto Martins, j. 16/03/2026, DJEN 19/03/2026), manteve-se acórdão que julgou válida a cobrança porque o contrato dispunha de outro modo, e as Súmulas 5 e 7 do STJ barram a revisão de cláusula e de prova nos dois sentidos. O resultado depende do que está escrito no seu contrato — e é por isso que ele é o primeiro documento da lista abaixo. Ninguém pode prometer desfecho antes de lê-lo.

Há também a questão prática de que a lei não define “documentos escolares”: a tese do aluno é que o diploma e o histórico entram na expressão, e a faculdade pode discordar. É uma discussão de direito, que a análise do caso precisa enfrentar sem otimismo de fachada.

Quando há caso, e quando não há

Há caso a ser analisado quando: a faculdade recusa expedir diploma, histórico ou certificado de conclusão de curso que você concluiu; condiciona qualquer desses documentos a pagamento ou a confissão de dívida; recusa o documento de transferência; suspende provas ou impede você de assistir às aulas no meio do semestre por causa da dívida (art. 6º, caput e § 1º).

Em regra não há caso quando: o que a faculdade nega é a rematrícula do semestre seguinte (art. 5º); o diploma não sai por pendência acadêmica, e não financeira — estágio, atividades complementares, documentação do aluno, colação não realizada; o que você quer é discutir a existência ou o valor da dívida, que é outra ação.

O que reunir

O mandado de segurança é julgado sobre prova pré-constituída: não há audiência nem perícia. O que não está anexado não existe. O mínimo:

  • o contrato de prestação de serviços educacionais e o regulamento do curso — é o documento que pode mudar o resultado;
  • a prova de que o curso foi concluído: histórico atualizado, ata ou comprovante de colação de grau;
  • o requerimento protocolado pedindo o documento, com número de protocolo;
  • a recusa por escrito (e-mail, ofício, mensagem do setor acadêmico) — é o ato que se impugna e o que marca a data de partida dos 120 dias;
  • a comunicação que condiciona o documento ao pagamento, se houver: proposta de acordo, minuta de confissão, e-mail da cobrança;
  • extrato do débito, para que o juiz veja o valor em discussão.

Se a faculdade nunca respondeu por escrito, o primeiro passo é um requerimento formal, com protocolo e prazo de resposta. Sem recusa, não há ato claro a impugnar.

O prazo e o foro

O prazo é de 120 dias da ciência do ato, art. 23 da Lei 12.016/2009: é a data da recusa, não a data em que você decidiu procurar advogado.

O foro merece atenção, porque faculdade particular não significa automaticamente Justiça Estadual. No AgInt no CC 200.751/RN (STJ, 1ª Seção, rel. min. Paulo Sérgio Domingues, j. 08/05/2025, DJEN 13/05/2025), a negativa de expedição de diploma em instituição privada integrante do Sistema Federal de Ensino foi considerada de competência da Justiça Federal, com apoio no Tema 1.154 do STF (RE 1.304.964), referido no próprio acórdão. Errar o foro custa semanas num caso que se mede em dias.

Em uma frase

A lei separa o documento da dívida: a faculdade pode cobrar e pode recusar a rematrícula, mas não pode reter o documento escolar por inadimplemento. O que decide é o que exatamente ela está negando, e o que o seu contrato diz — tudo dentro de 120 dias da recusa.

Perguntas frequentes

A lei proíbe. O art. 6º da Lei nº 9.870/1999 veda a retenção de documentos escolares por motivo de inadimplemento. A lei não define quais são os documentos escolares, e a faculdade pode discordar de que o diploma entre na expressão; por isso o caso exige análise do contrato e dos fatos. A dívida continua existindo e pode ser cobrada pelas vias próprias.

Sim, em regra. O art. 5º da Lei nº 9.870/1999 assegura a renovação da matrícula aos alunos já matriculados “salvo quando inadimplentes”. Por isso a recusa de rematrícula, por si só, normalmente não é caso de mandado de segurança.

Não. O art. 6º, § 1º, da Lei nº 9.870/1999 diz que o desligamento por inadimplência somente pode ocorrer ao final do ano letivo ou, no ensino superior, ao final do semestre letivo quando a instituição adotar o regime semestral. A suspensão de provas escolares por inadimplemento também é vedada pelo caput do art. 6º.

O art. 6º, § 2º, da Lei nº 9.870/1999 obriga os estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior a expedir, a qualquer tempo, os documentos de transferência de seus alunos, independentemente de sua adimplência ou da adoção de procedimentos legais de cobranças judiciais.

Não. A lei separa o documento do crédito. A faculdade continua podendo cobrar a mensalidade pelas vias próprias, inclusive judicialmente. O mandado de segurança discute a entrega do documento, não a validade ou o valor da dívida, que se discute em outra ação.

O prazo é de 120 dias contados da ciência do ato, art. 23 da Lei nº 12.016/2009: a data da recusa da faculdade. Quanto ao foro, o STJ já decidiu, no AgInt no CC 200.751/RN (1ª Seção, j. 08/05/2025), que a negativa de expedição de diploma em instituição privada integrante do Sistema Federal de Ensino é de competência da Justiça Federal, com apoio no Tema 1.154 do STF.